Hospital Dom Vicente Scherer

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Av. Independência, 155 - Centro Histórico | Porto Alegre - RS | CEP 90035-074

Grupo de Transplante Hepático da Santa Casa realiza primeiro transplante conjugado de fígado e rim no Estado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Foi realizado no último dia 26 de outubro, no Hospital São Francisco da Santa Casa de Porto Alegre, o primeiro transplante conjugado fígado-rim de um mesmo doador no Rio Grande do Sul. Este foi o terceiro caso no país.

Esta cirurgia consiste na colocação de dois órgãos em um mesmo paciente no mesmo ato cirúrgico. O receptor de fígado e rim simultâneos é um comerciante de 43 anos, portador de doença hepática crônica terminal e insuficiência renal crônica. Ele estava há um ano a espera dos órgão para transplante quando o tempo médio de espera tem sido seis meses, o que já era uma dificuldade neste caso pelo tipo sanguíneo mais raro e pela complexidade do caso, especialmente no aspecto de risco de rejeição do transplante renal, que exige uma maior compatibilidade doador-receptor e testes imunológicos para avaliar isto.

A cirurgia teve uma duração de 10 horas e foi realizada sem intercorrências. O funcionamento dos órgãos transplantados foi imediato.

A evolução do pós-operatório foi de acordo com a esperada. O paciente encontra-se em recuperação no Hospital São Francisco, devendo permanecer no hospital até o final de novembro.

Dos pacientes que aguardam pelo transplante de fígado, 5% também necessitam o transplante renal.

A equipe chefiada pelo Dr. Guido Cantisani comemorou, com a realização do primeiro transplante conjugado fígado e rim, a marca do 32° transplante de fígado na instituição. Os transplantes hepáticos vêm sendo realizados com sucesso há cinco anos, fruto de um trabalho de pesquisa inicial e posterior dedicação e superação das dificuldades, a equipe pode se orgulhar dos bons resultados através de um envolvimento multidisciplinar e do apoio dos diversos serviços da Santa Casa de Porto Alegre. Os dois últimos transplantes corroboram para estes bons resultados.

No 31° transplante de fígado realizado pelo grupo, o paciente se encontrava em fase terminal com síndrome hepato renal (falência funcional do rim) e encefalopatia avançada. Hoje, está em franca recuperação e com excelente prognóstico.

Atualmente, na lista de espera para transplante de fígado na Santa Casa encontram-se 25 pacientes.

A equipe que participou deste procedimento inédito é assim composta:

  • Cirurgiões:
    Dr. Guido Cantisani, Dra. Maria Lúcia Zanotelli e Dr. Eduardo Schlindwein;
  • Hepatologistas:
    Dr. Ajácio Brandão, Dr. Cláudio Marroni e Dr. Álvaro Cassal;
  • Anestesistas:
    Dr. Hélio Ulisses Drechsler, Dr. Friedrich Bredemeier, Dr. Alexandre Lisboa e Dra. Maria Emilia dos Santos;
  • Intensivistas:
    Dr. Edison Rodrigues e Dr. Rogério Fernandes;
  • Hematologista:
    Dra. Mirna Barison e Equipes de Nefrologia, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social da Santa Casa.

Fonte: Santa Casa Notícias – novembro de 1996

Imagem:

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Sobre Cookies e Política de Privacidade

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços. Ler a Política de Privacidade